Conheça o estacionamento para bicicletas mais avançado que garagens para carros

mundo-7-jun-2015-004
Por:

4 de junho de 2015 às 11:15

Ciclistas de todo o mundo estão acostumados a sentir inveja da infraestrutura holandesa para bicicletas. Quer dizer, basta olhar para esta ponte. Ai, ai. Agora, Delft está mostrando seu mais novo estacionamento para bicicletas — e a tecnologia empregada nele é muito avançada.

Um vídeo publicado pelo Citylab apresenta a recém-construída Estação Ferroviária Central de Delft. Você pode ir direto da ciclovia, do lado de fora da estação de trem, para a garagem subterrânea – onde você vai encontrar um lugar “incrivelmente espaçoso” que pode comportar até 5.000 bicicletas.

Elas ficam em racks automatizados que sabem quando você guarda sua bicicleta e quando a retira, além de saber quantos espaços estão livres em cada fileira.

Os racks em si têm dois andares, e possuem assistência hidráulica para que você coloque facilmente sua bike no nível superior. Além disso, há uma loja que vende itens como tubos e luzes, e um mecânico que pode ajudar com problemas mais graves.

mundo-7-jun-2015-003

Também chama a atenção como o estacionamento é integrado ao resto da infra-estrutura. Os arquitetos da nova estação ferroviária, do escritório Mecanoo, criaram uma estratificação bem pensada dos sistemas de trem, bicicleta e caminhada, que conecta vários modos de transporte em uma pilha vertical.

Outro detalhe bacana é o mapa de Delft que cobre o teto da estação, um pouco como as constelações de água-marinha que são uma marca do Grand Central Terminal, de Nova York. Saiba mais: [Bicycle Dutch; Citylab]