Esta lâmpada se acende com a força da gravidade e não requer rede elétrica

jrinv1br | 7 de junho de 2015 | 0 | Tecnologia

mundo-7-jun-2015-005
Por:

28 de maio de 2015 às 10:02

Cerca de um bilhão de pessoas vivem sem eletricidade, e elas frequentemente fazem uso de lamparinas de querosene – uma maneira perigosa e cancerígena de produzir luz, que pode, inclusive, transformar uma casa inteira em cinzas. Uma nova campanha do Indiegogo quer oferecer uma maneira segura e reutilizável de produzir luz que não exija nenhuma fonte de alimentação.

Chamada de GravityLight 2, ela mais se parece com uma daquelas lanternas que funcionam com uma manivela. Mas, em vez de girar a manivela por dez minutos para produzir luz, a GravityLight é alimentada pela gravidade.

mundo-7-jun-2015-006
Ele consiste em uma polia pendurada no teto. E é simples de usar: você levanta um peso de mais ou menos 10 kg (pedras, areia ou o que quer que seja) por uma corda, soltando-o quando ele atingir o topo. Com a força da gravidade, o peso desce devagar, movimentando uma engrenagem que produz energia e ilumina uma luz LED. Quando o peso chega ao chão, é só repetir o processo. A luz pode durar de 20 a 30 minutos para cada ciclo.

Lâmpadas à base de querosene, além de produzirem uma fumaça perigosa, não são nada baratas: a equipe do GravityLight diz que elas chegam a consumir até 30% de uma renda familiar. A GravityLight, por sua vez, custa menos de US$ 10.

A campanha está especificamente buscando ajudar famílias de países em desenvolvimento que não têm acesso à eletricidade, com atenção especial às famílias do Quênia, país no qual eles esperam criar empregos com a produção local de GravityLights.

Faltando um mês para se encerrar, a campanha do Indiegogo arrecadou metade do seu objetivo de US$ 199.000 para tornar a GravityLight uma realidade. Ano passado, a equipe conseguiu financiar um modelo beta da lâmpada, que foi testado em mais de 30 países. Mas este modelo brilha mais e é fácil de usar, a iluminação dura por um período maior e a lâmpada se acende enquanto é carregada. Quer ajudar? Faça sua doação aqui.

Related Posts