Alunos e professores do curso de mestrado em turismo da UFPR visitam o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo

Fonte: http://www.colombo.pr.gov.br/
8 de abril de 2015

O objetivo foi conhecer a organização turística e agricultura familiar alinhado ao turismo local do município

mundo-13-maio-2015-001Secretario da pasta de Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa ao lado dos alunos e professores da UFPR

Na última quinta-feira, (2), os estudantes do primeiro período de mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) visitaram o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo. Na ocasião, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo Antônio Ricardo e a diretora municipal de Turismo Aline Martinhago também estavam presentes.

O secretário da pasta de Turismo do município, Antônio Ricardo Milgioransa apresentou o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo aos alunos e professores do curso, – os alunos têm como objetivo elaborar um estudo de caso sobre o circuito.

“Após a análise e avaliação, eles nos trarão o resultado com críticas construtivas, sugestões e também esperamos elogios. São estudantes com uma ampla experiência, que nos mostrará o ponto de vista deles sobre o nosso trabalho. Acredito que esta troca de experiência e as parcerias contribuam para o nosso crescimento”, enfatiza o secretário.

Para a professora da UFPR, Letícia Bartoszick a visita faz parte da metodologia abordada em sala de aula, onde se discute as relações do turismo com a sociedade, organização, geoturismo, etnias italianas e questões ambientais.

“É importante, que o turismo preserve essa convivência entre o turista e os moradores locais, – cultivando sempre a boa relação com o ambiente. Por isso, essa visita nesta propriedade agroecológica mostra várias alternativas que podem ser trabalhadas em relação a esse assunto”, destaca a professora que leciona a disciplina de Turismo, Sociedade e Meio Ambiente.

mundo-13-maio-2015-002Os estudantes visitaram quatro empreendimentos do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo conforme o cronograma estipulado

Os estudantes visitaram quatro empreendimentos do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo conforme o cronograma estipulado. O grupo se reuniu no Posto de informações turísticas, localizado no Parque Municipal da Uva e seguiu para a Chácara Engenho Verde, Pesque-pague e colhe-pague Gasparin e Filhos e por fim, na Vinícola Gasparin.

Segundo a produtora da Chácara Engenho Verde, Rosane de Souza o cultivo orgânico surpreende a todos, que não conhece o plantio. “Nós percebemos que as pessoas desconhecem o nosso cuidado, em relação ao trabalho desenvolvido – em termos de sustentabilidade, cuidados com a água, o solo e o meio ambiente. Mas estamos fazendo esse belíssimo trabalho, não é somente pela televisão que isso acontece”, brinca a produtora.

mundo-13-maio-2015-003A visita às propriedades faz parte da metodologia abordada em sala de aula

Já durante a passagem pelo Pesque-pague e colhe-pague Gasparin & Filhos, os universitários conversaram com a consumidora e parapsicóloga, Isabel Socreppa Henning, que vem à Colombo em busca de produtos orgânicos baratos. “Minha comida é restrita e me alimento de frutas, verduras e produtos integrais. Há muito tempo não uso nenhum tipo de remédio. Em Curitiba, eu gastava R$ 80,00, aqui eu gasto apenas R$ 30,00 pra 15 dias. Para mim, isso aqui é uma diversão, faz bem á saúde e a mente”, conta.

As áreas visitadas fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural, criado em fevereiro de 1999, e entre as atrações turísticas são: Parque Municipal da Uva, palco da Festa da Uva, Parque Municipal do Bacaetava, entre outros. Também possui chácaras, vinícolas, pesque-pague, restaurantes e pousadas.

mundo-13-maio-2015-004O objetivo da visita foi conhecer a organização turística e agricultura familiar alinhado ao turismo local do município

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: João Senechal/PMC