Visualizações 8
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br
Mês passado, vimos de perto alguns dos mais bonitos laboratórios científicos do mundo. Agora é hora de ver como eles são por dentro. Cientistas e suas máquinas, laboratórios e ferramentas são ainda mais impressionantes do que as construções nas quais eles trabalham.
O detector STAR no Colisor Relativístico de Íons Pesados do Brookhaven National Laboratory, nos EUA. Ele monitora e analisa milhares de partículas. Foto: BNL.
A máquina Z, do Laboratório Nacional de Sandia, em Albuquerque, EUA, faz parte do Programa de Energia Pulsada. Foto: Sandia Labs.
No Laboratório Nacional de Idaho, esta máquina permite o estudo de como certos estresses afetam materiais nucleares como ligas avançadas. Foto: INL
O Laboratório de Processo de Desenvolvimento e Integração no Laboratório Nacional de Energia Renovável do Instituto de Pesquisa de Energia Solar, nos EUA. Foto: Dennis Schroeder/NREL.
Um cientista do Fermilab com um dos dois “chifres” que focam o feixe de partículos para o experimento de neutrinos MINOS. Foto: Peter Ginter/FNAL.
Um físico no Centro de Aceleração Linear de Stanford observa testes a laser em detectores de cristais. Foto: Peter Ginter/SLAC.
Montagem de cavidades supercondutoras no criostado da Unidade de Aceleração de Feixe de Elétron Contínua, no Jefferson Lab. Foto: Jefferson Lab/DOE.
Conectando o rastreador de semicondutor para o ATLAS, um dos quatro detectores enormes do Grande Colisor de Hádrons do CERN. Foto: Peter Ginter/NIKHEF.
Um experimento laser infravermelho no Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA. Foto: Doug LaFon/Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA.
Uma câmara a vácuo no laboratório MIES, na Universidade Flinders, Adelaide, na Austrália. Foto: Flinders.
Assistentes de laboratório trabalham no microscópio de elétrons na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. Foto: NCSU.
Eis uma imagem panorâmica do Laboratório de Fonte de Luz Avançada em Berkeley. Foto: LBNL ALS
Um aparato experimental durante o estudo de estruturas magnéticas e eletrônicas na European Synchrotron Radiation Facility. Foto: P. Ginter/ESRF
Uma instalação experimental na estação de ciência de materiais do Soft X-Ray (SXR) na Linac Coherent Light Source, na Universidade de Stanford, nos EUA. Foto: SLAC.
Um cientista do Canadian Light Source observa uma amostra no Resonant Elastic and Inelastic Soft X-Ray Scattering (REIXS). Foto: Canadian Light Source
Uma câmara no Instalação de Unidade de Ignição Nacional do Laboratório Nacional Lawrence Livermore. Foto: Jacqueline McBride/LLNL
Um experimento na Trident Laser Facility, no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA. Foto: LeRoy Sanchez/LANL